15.6.14

"O sexo forte"

Mete-me bastante confusão a maneira como ainda algumas mulheres são tratadas e como algumas ainda se tratam. Têm que ser elas a cozinharam para os maridos? A limparem a casa toda? Não, ambos têm que colaborar. Têm que se limitar a trabalhos chamados de "fáceis"? Como é que ainda há a ideia de que os homens é que são os fortes? Como? Como é que em pleno século XXI as pessoas, ainda não evoluíram o suficiente para entender que para que tudo resulte num casamento, numa relação e até mesmo numa sociedade, só é conseguido com a igualdade entre os géneros? E quando digo isso, não é dizer que os homens e as mulheres são iguais. É sim, igualizar no tratamento de homens e mulheres que a própria sociedade incute. Não podemos igualizar algumas características de ambos os sexos mas podemos mudar a forma como as pessoas pensam e com isso, os ditos preconceitos. Como é que ainda existe pessoas a sobrevalorizar o seu sexo e a quererem diminuir a importância do outro? Minha gente, ambos homens e mulheres estão de parabéns. Ambos são pessoas e ambos devem ser tratados como tal. E quem pensa, que os homens são o "sexo forte" só por pegarem em ferros estão errados. E quem pensa que as mulheres também são o "sexo forte" só por ter que lidar com a gravidez e essas coisas todas, também estão errados. Como é que pode existir o "sexo forte" se ambos precisam um do outro para terem um lugar neste mundo?

30 comentários:

  1. Exatamente minha querida :)
    Beijinho*
    www.flordemaracuja.pt

    ResponderEliminar
  2. Muito bem escrito! Este tema tira-me do sério, mesmo. Principalmente nisso de as tarefas ditas "domésticas" serem da responsabilidade das mulheres. Infelizmente pessoas com tal pensamento ainda estão em maioria mas esperemos que isso mude com o tempo (apesar de já ser tempo).

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais! Mas cabe a cada um de nós mudar isso, ou pelo menos impor o respeito que merecemos. Infelizmente há muitas mentalidades que já não podem ser salvas.

    ResponderEliminar
  4. Afff, como isso me irrita. Mas infelizmente a mentalidade das pessoas é uma coisa que demora a mudar.
    r: É um pouco embaraçoso confesso! Mas sim tive receio em abrir o teu blog. Quer dizer, eu via os teus comentários noutros blogs e pela imagen, sei lá...( gargalhada) parecia um rapaz e eu, mexe muito comigo ver um rapaz na blogosfera porque conheço um deles, e pronto...Ideias tramadas!
    Como eu sou um ser muito curioso lá carreguei no teu perfil e quando vi que a imagem era uma rapariga...Bem! Que vergonha! ahahah

    ResponderEliminar
  5. Quando te apanhar no skype, logo conversamos. :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca mais lá fui, o skype é do outro blogue, e já não o tenho, por isso

    ResponderEliminar
  7. oh, mas não consigo, porque eu estive na razão para ele decidir vir :s

    ResponderEliminar
  8. ai, tens tanta razão! É como aquela do "os homens conduzem melhor que as mulheres!"... essas generalizações todas dão cabo de mim -.-'
    R: ahaha nada disso, está é a ganhar credibilidade! Olha eu já não passo um dia sem vir cá visitar :)

    ResponderEliminar
  9. muito bem dito! há mentalidades que deixam uma pessoa sem expressão até...'

    ResponderEliminar
  10. É um assunto que já é retrogrado à muito. Mas, acredito que com o evoluir dos tempos isso mudará. Como as tatuagens e os piercings que já estão em constante evolução, outros temas também serão desenvolvidos pois a sociedade hoje em dia apesar da baixa taxa de natalidade é juvenil e entende (a maior parte dela) os conceitos estúpidos que esse tema aborda. Por outro lado, esse lado juvenil também me preocupa porque hoje em dia estamos entregues a droga e a alcool.

    ResponderEliminar
  11. Concordo, não entendo como isto ainda acontece numa sociedade que se julga tão evoluída como a nossa!

    ResponderEliminar
  12. R: ainda bem mesmo :p

    Bem, eu concordo inteiramente com a tua opinião acerca de igualdade de sexos. Precisamos uns dos outros, é assim que funciona. Só assim se atinge o equilíbrio. Infelizmente, o século xxi parece só existir em termos temporais e não em termos de mentalidades.. ainda há muita coisa a mudar.

    ResponderEliminar
  13. Concordo tanto ctg, Pk é q consideram os homens como sexo fortes, enfim a sociadade está toda marada....

    ResponderEliminar
  14. ora ia está, não há sexo forte ou fraco ambos precisamos uns dos outros ! enfim... no outro dia tive a fazer um trabalho sobre as igualdades de género, que pronto não me leves a mla mas vou-te corrigir é normal que não saibas porque não sabia antes de fazer o trabalho, só te vou corrigir porque na altura gostei de saber isso e é só por curiosidade por isso espero que não leves a mal, sexo e género é diferente, sexo são as nossas carateristicas fisiológicas, eu sou diferente de um homem porque eu tenho as seios maiores e o nosso orgão sexual é diferente, isso é desigualdade de sexo, género são as carateristica socialmente incutidas mas que podem ser modificadas, por exemplo socialmente só a mulher é que pode usar saia e vestido... pronto, mas isto foi um á parte para dizer que fiquei admirada com certas coisas que li, como por exemplo o caso da malala que também consiste em desigualdade visto que só as mulheres é que são proibidas de estudar a partir de uma certa idade, ou aquela noticia que o irão (acho) admitia o casamento a partir dos 8 anos e a violação das raparigas, ai também visto que quem é violada é a mulher e não o homem, entre imensas coisas e outras que também envolve o homem, como o homem não pode chorar, a mulher é que chora... é realmente algo que eu nunca vou perceber !

    r: sou de Gaia :D

    ResponderEliminar
  15. Ora nem mais!

    r: Eu raramente o vejo, não convivo com ele. O que sei dele é pelo que a minha tia diz que ele faz, que eu sei que é verdade porque já houve tempos em que ia a casa da minha tia quando ele ainda lá estava e ele era um canalha. Como já não o vejo tenho a tarefa de "ignorar" facilitada.

    ResponderEliminar
  16. Isto acontece bastante na nossa sociedade uma vez que maior parte dela é envelhecida e têm valores incutidos da altura do Salazar. Creio que com o tempo, acabem com essas rivalidades entre géneros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo perfeitamente isso mas isso acaba por não servir de desculpa para se conformarem com a situação. Isso em Portugal são apenas uns fatores que ajudam a esta rivalidade :)

      Eliminar
    2. Claro que não é desculpa. As pessoas precisam de desenvolver o sentido crítico e o individualismo. Tenhamos fé na sociedade futura! :D

      Eliminar
  17. R: acredita, eu sou igual! :p adoro simplesmente *-*

    ResponderEliminar
  18. Concordo a 100%.

    r: A Janis era linda. A Fanny pronto, é a Fanny. xd

    ResponderEliminar
  19. Concordo totalmente contigo :)
    R: Foi só um desabafo.... Às vezes cansa estarmos sempre a ajudar as pessoas erradas e elas em vez de retribuírem ou sequer dizerem "Obrigada", ainda abusam mais!

    ResponderEliminar
  20. Palmas para o teu texto. Concordo completamente!!

    ResponderEliminar
  21. Nem eu diria melhor. Infelizmente os meus sogros têm uma relação caótica onde o meu sogro faz da minha sogra a sua "escrava" por assim dizer. Ele faz trabalhos de oficina, uns biscates, mas ela além de ter mais de três patroas para quem trabalha como empregada doméstica ainda tem de tratar do marido como se de um filho se tratasse (e nem os filhos a tratam assim). Se quer uma cerveja tem de ser ela a deixar tudo o que está a fazer para lha levar, ele não se pode levantar e deixar de ver tv ou estar no face por 2 segundos para o fazer. Ela descasca-lhe a fruta todas as refeições para ele comer. Ele nem levantar o prato levanta, come e levanta-se da mesa e desaparece. Muitas vezes já fui eu a levantar o prato dele e nem sequer se trata da minha casa ou família por assim dizer ! Odeio esse tipo de pessoas, adoro-o pela pessoa que é mas como homem detesto-o.

    Felizmente o F' (meu namorado) não é nada como o pai. Ajuda-me sempre, quando vem almoçar a minha casa faz os bifes porque eu não os sei fazer muito bem enquanto eu faço o acompanhamento e a salada. Aqui não usamos máquina de lavar a loiça como ele usa em casa dele mas mesmo assim levanta o seu prato e lava-o ! Tenho sorte e ele ainda tem mais, pois no meio daquela confusão toda de casa dele não sei como saiu tão bem formado :)

    Beijinhos,

    P'

    ResponderEliminar
  22. todos os dias há discussão cá em casa por causa disso! a minha mãe teima que o meu irmão não tem de fazer nada "porque é homem" e eu reclamo, reclamo, reclamo. todos os dias!

    ResponderEliminar

P.S: Os comentários estão sujeitos á minha aprovação. Normalmente retribuo a tudo e só em casos extremos é que não os aprovo. Muito obrigada!